Música armorial, antiga e expressões artísticas correlatas.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

MÚSICA ANTIGA DA UFF - A CHANTAR, TROVADORAS MEDIEVAIS

Excelente disco de música antiga (ou antiqua, como muitos gostam de chamar), trabalho dum grupo de artistas brasileiros, da Universidade Federal Fluminense. Ouvi ao Grupo de Música Antiga da UFF, pela primeira vez, com este "A chantar", cujos maravilhosos temas modais me fizeram associar, rapidamente, a música antiga européia com as nossas canções, cantigas nordestinas. Um álbum muito bem gravado e executado; páreo para quaisquer ensembleseuropeus que por aí existem.

Saiba mais sobre o grupo (retirado do blogue oficial, bastante desatualizado - http://musicaantigadauff.zip.net/):

"Idade Média, trovadores, cruzadas, cavaleiros, mosteiros e conventos, peste, renascença, humanismo, grandes navegações, descobrimentos, madrigais comédia del’arte. São imagens que se sobrepõem quando se fala em Música Antiga. Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Mário Orlando, Marcio Paes Selles, Virgínia van der Linden, juntos com Peri Santoro e Sonia Leal Wegenast, continuam pesquisando e descobrindo novas formas de levar ao conhecimento do público a música que tanto encantou a Europa ocidental durante quase seis séculos. Ao longo desses anos, os membros do Música Antiga da UFF cruzaram fronteiras e atravessaram o oceano, estudando nos estados unidos e na Europa, especializando-se na linguagem da música medieval e renascentista, adquirindo novos instrumentos, partituras e conhecimentos necessários à qualidade de suas performances. São 22 anos recriando a sonoridade da Idade Média e do Renascimento, sempre buscando entreter o espectador com o encanto e a magia presentes nesse repertório. Desde então, foram mais de 500 concertos por todo o Brasil, trilhas sonoras, vídeo-clips, quatro discos gravados, além da organização de cursos, festivais e feiras renascentistas realizados na Universidade federal Fluminense."

E pra quem acha que a mulher não tinha vez na Idade Média, aqui também há o texto do encarte do CD: http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/96/1/A%20Chantar%20(Trovadoras%20Medievais).pdf.


Lista de músicas:

1. SALTARELLO (anônimo - Itália, séc. XIV)
2. A CHANTAR M'ER DE SO Q'IEU NO VOLRIA (Beatriz de Dia)
3. LA UITIME ESTAMIE ROYAL (anônimo - França, séc. XIII)
4. AMOURS, U TROP TART ME SUI PRIS (Blanche de Castile)
5. LA SECONDE ESTAMPIE ROYAL (anônimo - França, séc. XIII)
6. MOUT M'ABELIST QUANT JE VOI REVENIR (Maroie de Dregnau de Lille)
7. LA QUINTA ESTAMPIE ROYAL (anônimo - França, séc. XIII)
8. STAMPITA GAETA (anônimo - Itália, séc. XIV)
9. CHANTERAI POR MON CORAIGE (letra atribuída à Dame du Fayel)
10. BELE ODETTE AS FENESTRES SE SIET (anônimo)
11. LA MANFREDINA E LA ROTA (anônimo - Itália, séc. XIV)

Ficha técnica:

Mario Orlando (viele de arco, tambor e prato, rabeca, charamela e coro) - Formado em Matemática pela UFRJ, concluiu o mestrado em Música Medieval e Renascentista pelo Sarah Lawrence College, em l989 (NY - USA). Dirige o grupo especializado em música da renascença - ANONIMUS.

Peri Santoro (flautas, percussão, tenor e coro) - Bacharel em Piano pela Academia Lorenzo Fernandes na classe do Prof. Luís Henrique Senise, Licenciatura em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música, Pós-Graduação em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música. Professor de Análise e Percepção musical da faculdade de Música da Universidade Estácio de Sá. Foi membro do conjunto Roberto de Regina e do conjunto de Música Antiga da Rádio MEC, atualmente é membro efetivo do Música Antiga da UFF.

Leandro Mendes (flautas, buzuk, gemshorn, viele de roda e coro) - Graduado em canto pela Universidade Estácio de Sá. Iniciou seus estudos em Flauta Doce em l977, vindo mais tarde cursar a Graduação do mesmo instrumento no Conservatório Brasileiro de Música onde foi aluno de Helder Parente. Estudou ainda no Curso Yan Guest onde fez aperfeiçoamento musical com Mariza Gandelman.

Virgínia van der Linden (viele de roda, címbalos, saltério) - Formada em Canto pela UFRJ, na classe da prof. Diva Abalada, cursou flauta transversa com o prof. Celso Wotzenlogel.

Sonia Leal Wegenast (voz, harpa, darabuka e precussão) - Especializada em técnica vocal e na linguagem Medieval e Renascentista, atuando como convidada do Música Antiga da UFF em vários concertos e gravações, desde 1994, quando da produção do CD "Lope de Vega - Poesias Cantadas", participando também em 1996 da gravação do CD "Cânticos de Amor e Louvor" e em 1998 do CD "Música no tempo das Caravelas".